Camaleoa e Erika Marent

A Camaleoa sempre existiu, dentro da mente da sua criadora: Erika Marent.

Ainda não tinha nome e forma definidos, mas o conceito de arte para usar já estava bem delineado, desde sempre.

Erika tem uma veia artesã em que a criatividade e o carinho pelo que faz são uma constante. Dar forma à uma ideia, ou ter ideias em função de formas, faz parte do mosaico criativo e do constante desenvolvimento das peças e de seus conteúdos, sejam eles visíveis ou intangíveis.

Erika enfrenta a vida e seus percalços com muita ousadia e criatividade. Por uma fatalidade do destino, ficou viúva com apenas 27 anos de idade. Para completar o quadro, mãe de 4 crianças.

Os desafios se tornaram muitos, e muito difíceis. A necessidade constante de se reinventar forjou a sua personalidade. Inúmeras lutas, situações que criaram marcas e cicatrizes, uma coleção de eventos, uma grossa camada de resiliência e um grande conhecimento surgiram e deram à Erika sua característica mais interessante: adaptabilidade. Por isso, Camaleoa. Erika é a essência da Camaleoa. Não meramente por sua aparência, mas graças às suas virtudes.

Erika tem a essência do feminino, a sua beleza, sua resistência, sua mutabilidade.

No começo, tudo era bem simples. Estávamos enviando gargantilhas em couro e pedras brasileiras para a Itália, Alemanha e França, tudo de um jeito bem artesanal, com uma produção muito criativa, mas muito limitada. Com a queda no valor do dólar as exportações minguaram. Era preciso reinventar, criar um produto com um novo perfil, para o mercado interno. Braceletes começaram a surgir, primeiro meio tímidos, depois maiores e mais ricos e eis que fomos parar no Minas Trend Preview.

As peças agradaram pela ousadia e originalidade, e, em uma das edições do Minas Trend, fomos muito honrados ao sermos selecionados pela curadoria do evento para o desfile individual da nossa marca e da abertura oficial do evento. Foi uma oportunidade e tanto, que mais uma vez mudou o perfil da empresa e ampliou nossa carteira de clientes.

Voltamos a exportar, agora para Espanha e Estados Unidos. Iniciamos parcerias para o desenvolvimento de produtos e coleções para algumas marcas e designers.

Continuamos com a nossa principal característica: a utilização do couro em todas as peças produzidas e a busca e desenvolvimento de novas técnicas como o corte laser, a modelagem, forração, bordado, colagem e o tingimento artesanal e muito mais.

O uso preferencial do couro atanado também é um diferencial, apesar de utilizarmos outros tipos de couro. O atanado tem a presença mais marcante por ser aquele que oferece maior plasticidade e melhor aplicação das técnicas desenvolvidas.

Quem assina as peças é Erika Marent, fluminense, de Nova Friburgo, 68 anos, radicada em Belo Horizonte desde os quatro anos de idade. As referências para criação vêm de viagens, livros, mitologia, biologia e muito mais. Em muitas das vezes, a inspiração vem do próprio material, que, em função de sua cor e textura, sugere uma forma em particular.

Em cada bijou ou acessório desenvolvido a Camaleoa busca identificar algum aspecto da alma feminina. Nosso objetivo é permitir que qualquer mulher possa se transformar, promover uma catarse pela peça que escolher. Queremos provocar a Camaleoa que existe em toda mulher.